terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quais são as brincadeiras esquecidas?

            Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade, brinquedos que os pais faziam ou brincadeiras que os pais ensinavam.
            As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram:  Pipa, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, amarelinha, … Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias, modificando as brincadeiras e brinquedos sempre que podiam.
            Mas hoje as crianças  não devem nem saber o que são essas brincadeiras. A tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço. Para algumas crianças o unico brinquedo que conhecem é o computador ou brinquedos que não motivam-a a brincar, sempre no controle remoto. 
          Se você (mãe, professora) quer que seus filhos ou alunos retomem as brincadeiras do passado, nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso gastar. Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. estou sugirindo algumas brincadeiras.

Brincadeira: cobrinha

Duas pessoas seguram a corda perto do chão e começam a fazer ondulações. As outras começam a pular, quem tocar ou esbarrar na corda sai da brincadeira. Ganha o jogo conseguir ficar pulando mais tempo.

Brincadeira: pula carniça

Quem estiver participando da brincadeira deve fazer uma fila. Todos devem estar curvados com as mãos apoiadas na coxa. Um participante começa pulando sobre todos. Quando pular a última carniça, para (na frente do primeiro da fila) e fica na posição dos outros participantes esperando que os seguintes pulem sobre ele.

Brincadeira: lencinho atrás


As crianças tiram a sorte para escolher quem ficará com o lenço, o restante senta de pernas cruzadas (em versão mais antiga, ficam em pé), formando uma roda.
Quem ficou com o lenço deverá percorrer, ao redor da roda formada, cantando com as outras crianças:

Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.

A brincadeira procede quando quem está com o lenço pergunta:
- Posso jogar?

As crianças respondem :
- Pode!
Quem está com o lenço conta até três e solta o lenço atrás de uma das crianças da roda, que deverá correr e encostar em quem deixou o lenço antes que este sente ocupando o seu lugar na roda.
Caso não consiga ele é o novo portador do lenço.
A partida começa novamente agora com o novo portador do lenço.
Caso o portador seja "pego" a partida recomeça do ponto de início até que haja a troca de portador.


As brincadeiras antigas

– Batata quente- As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.
– Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
– Escravos de Jó – Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
Cinco Marias – é preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
– Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.